Banner 468 x 60px

 

23 de janeiro de 2017

IV Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica - Trinidad, Beni

0 comentários





EIAA – Encontro Internacional de Arqueologia Amazônia

O Encontro Internacional de Arqueologia Amazônia (EIAA) constitui um espaço de difusão e discussão sobre as últimas descobertas arqueológicas da região.
Peru, Equador, Colômbia e Bolívia mostram seu rosto amazônico e iniciam um diálogo com o passado pré-colombiano do Brasil, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname. Cerca de 60 arqueólogos que desenvolvem pesquisas nestes nove países amazônicos se reúnem para discutir temas como o povoamento da América do Sul e o desenvolvimento das sociedades amazônicas.
Temáticas ligadas às antigas tecnologias agrícolas, a influência das mudanças climáticas, as modificações da paisagem, o desenvolvimento das artes e da tecnologia, a diversidade dos padrões culturais serão apresentados e discutidos durante esse intensivo encontro que reunirá profissionais da América do Sul, América do Norte e Europa.
Os novos resultados arqueológicos darão a oportunidade aos pesquisadores de refletir e debater sobre novas áreas e temas a serem pesquisados. O caráter inclusivo da conferência promove o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e a colaboração internacional.

História do Evento

Os primeiros Encontros Internacionais de Arqueologia Amazônica foram organizados no Brasil, nas cidades de Belém (2008) e Manaus (2009). O terceiro EIAA foi organizado em Quito – Equador (2013). Todos estes eventos tiveram um grande êxito e reuniram mais de 300 participantes das Américas e da Europa, o que reflete hoje o grande avanço da arqueologia amazônica.

Comissão Organizadora

A comissão será presidida pela Dra. Carla Jaimes Betancourt do Departamento de Antropologia das Américas da Universidade de Bonn.

Comitê Científico

Dra. Edithe PEREIRA (Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil), Presidente I EIAA
Dr. Eduardo Góes NEVES (Universidade de São Paulo, Brasil), Presidente II EIAA
Dr. Stéphen ROSTAIN (CNRS, Francia), Presidente III EIAA
Dr. Heiko PRÜMERS (Instituto Alemán de Arqueología)
Dra. Cristiana BARRETO (Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil)
Dr. Gustavo POLITIS (Universidad Nacional de la Plata, Argentina)
Dr. José OLIVER (UCL Institute of Archaeology)
Dr. Manuel ARROYO-KALIM (UCL Institute of Archaeology)

Datas do Evento

O IV Encontro Internacional de Arqueologia Amazônia será realizado de 1 a 7 de outubro de 2017.

Lugar

O encontro será realizado no Centro de Convenções da cidade de Trinidad, a capital do departamento do Beni – Bolívia. O Centro conta com uma sala para 300 pessoas e com o equipamento necessário para a realização das conferências. Duas salas serão dedicadas à exposição de posters. A realização do IV Encontro Internacional de Arqueologia Amazônica em Trinidad é uma grande oportunidade de promover o patrimônio cultural dos Llanos de Mojos no cenário regional, nacional e internacional.

Mais infos em: http://www.4eiaa.com/pt/

0 comentários :

Postar um comentário