Banner 468 x 60px

 

20 de outubro de 2016

DARQ promove a III Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira e a IV Semana Acadêmica de Arqueologia da UNIR

0 comentários
III Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Norte) e a IV Semana Acadêmica de Arqueologia da UNIR serão realizadas entre os dias 06 e 11 de novembro de 2016, no Teatro Guaporé, na cidade de Porto Velho.

 

Trata-se de um evento científico bianual que reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, além da sociedade civil, comprometidos com o estudo da Arqueologia e a preservação do patrimônio arqueológico da região Amazônica.

   O tema da reunião deste ano é “Arqueologia e Comunidades tradicionais na Amazônia” e o Departamento de Arqueologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DARQ-UNIR) é o responsável pela organização geral do evento, tendo como parceiros a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Centro Acadêmico de Arqueologia Amazônica Eurico Miller (CAREM), a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) e o Departamento de Artes (DARTES). 

   A programação conta com apresentações de pesquisas acadêmicas nas modalidades Comunicações, Simpósios, Pôsteres, Minicursos e Oficinas, além da realização de dois grupos de trabalho (sobre acervos arqueológicos da região Amazônica e sobre a profissão do arqueólogo).

   Em paralelo às discussões acadêmicas, haverá a apresentação de filmes documentários sobre o impacto de grandes obras de infraestrutura no patrimônio cultural material e nos diversos aspectos da vida das populações ribeirinhas amazônicas, lançamento de livros e a abertura da exposição intitulada “Memórias do Rio, paisagens no Madeira”, que abordará a história de longa duração no rio Madeira, que remete há 6.000 anos, enfatizando as construções, transformações e significações das paisagens, tanto pelas diversas populações indígenas que ocuparam estes locais, quanto pelas populações ribeirinhas que têm no rio Madeira seus referenciais simbólicos, identitários e de subsistência. A exposição terá lugar no Museu Palácio da Memória Rondoniense.

   Este evento regional pretende congregar arqueólogos, antropólogos e demais cientistas que trabalham com as populações da região Amazônica em uma semana de intensas discussões. Estão confirmados os seguintes conferencistas: Carla Jaimes Betancourt (German Archaeological Institute), Cristiana Barreto (Museu Paraense Emílio Goeldi), José R. Oliver (Institute of Archaeology/UCL - Inglaterra), Marcia Bezerra (Universidade Federal do Pará), Nigel Smith (Universidade da Flórida - Estados Unidos) e Ondemar Dias (Instituto de Arqueologia Brasileira/RJ).

   As inscrições para ouvintes permanecem abertas até o dia 20 de outubro e podem ser feitas através do linkhttp://goo.gl/forms/1pDalpk5yw8ea1J82.

   As circulares com demais informações sobre o evento podem ser acessadas nos sítios eletrônicos do DARQ/UNIR www.arqueologia.unir.br e da Sociedade de Arqueologia Brasileira www.sabnet.com.br.

   Mais informações também podem ser obtidas na página do evento nas redes sociais: fb.me/sabnorte2016.

 

Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)

0 comentários :

Postar um comentário