Banner 468 x 60px

 

10 de abril de 2014

Alunos de Arqueologia da UEA realizam primeira visita técnica - Portal UEA

1 comentários
Alunos visitam área do Prosamim, em Manaus.
Foto: UEA

Alunos do curso de Arqueologia de Manaus e Manacapuru realizaram, no último sábado (05), a primeira visita técnica do Curso, orientada pelos Professores Maria Arminda Mendonça e João Queiroz. O grupo visitou o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) etapa da bacia hidrográfica do São Raimundo na zona Oeste de Manaus e em seguida conheceu uma exposição sobre Arqueologia da Amazônia no Palacete Provincial, antigo quartel da policia militar do Amazonas localizado na praça Gonçalves Dias.

Na ocasião, os alunos de Arqueologia receberam noções básicas e práticas de como manusear um Sistema de Posicionamento Global (GPS), ministradas pelo professor Bacharel em Geografia Francisco Girão.

No Prosamim os alunos puderam observar alguns aspectos da Arqueologia Urbana e constataram in loco as intervenções realizadas no local pelas obras do projeto de saneamento dos igarapés, como também verificou-se uma intervenção arqueológica em uma unidade de escavação. 

Em seguida os alunos foram ao Palacete Provincial e lá visitaram exposição sobre Arqueologia Amazônica onde estão expostos, tanto materiais ou fragmentos cerâmicos de louça indígena, de urnas funerárias usadas em sepultamentos, material lítico (feito de rochas) como moedores e/ou trituradores de grãos, raspadores, com datações do período Pré-colonial ou Arqueologia Pré-colonial (anterior a chegada dos europeus) como também materiais contemporâneos feitos de vidro, tijolos, porcelana, moedas antigas, utensílios domésticos e etc, relacionados a Arqueologia Urbana.
Exposição no Palacete Provincial
Foto: UEA

Para a Coordenadora do Curso, Lúcia Puga, este tipo de atividade é de fundamental importância para a vida acadêmica dos alunos, pois alia teoria e prática, possibilitando ao aluno o contato direto do acadêmico com o seu objeto de estudo que é o sítio arqueológico.

Fonte: Portal UEA

1 comentários :

FRANCISCO GIRÃO disse...

Parabéns a todos que participaram e colaboraram com a iniciativa de unir teoria e prática na aula de Arqueologia, além da difrença de aulas ministradas com exemplos de profissionais que atuam no mercado de maneira simples, motivadora, competente e no contexto das especificidades do Amazonas...

Postar um comentário