Banner 468 x 60px

 

13 de fevereiro de 2014

Documentários do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)

0 comentários
Informações extraídas do site oficial do LISA.



O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), ligado ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, foi inaugurado em Outubro de 1991. Desde então vem atuando como um centro básico de pesquisa e formação de alunos no campo da Antropologia Visual e da Etnomusicologia, permitindo, assim, que docentes, alunos e pesquisadores produzam e se utilizem de registros de imagens e de sons. Uma das propostas do Laboratório é também promover encontros de docentes e pesquisadores que trabalhem nas diferentes áreas da Antropologia. O Lisa abriga um acervo de cerca de 1500 vídeos, 8000 imagens (entre fotos, cromos e chapas de vidro), fitas cassetes, discos, CDS, além de documentos de referência, como livros, teses e catálogos.

Desde 1995 abriga o GRAVI (Grupo de Antropologia Visual), coordenado por Sylvia Caiuby Novaes, reunindo bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação em Antropologia e pesquisadores interessados em um maior conhecimento desta área da Antropologia e nas possibilidades de análise de imagens a partir de uma perspectiva antropológica. A partir de 2005 passou a abrigar o NAPEDRA (Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama), coordenado pelo Prof. John Cowart Dawsey, que discute questões relacionadas à antropologia da performance, do drama e do ritual. A partir de 2011, passou a abrigar também o grupo PAM (Pesquisas em Antropologia Musical), coordenado pela Profa. Rose Satiko Hikiji que investiga o diálogo entre antropologia e música.
Máscaras Wauja.
Foto: Museu Nacional de Etnologia


Desde 2003, o LISA possibilita o acesso às fichas de seu banco de dados (incluindo fotos e filmes) via internet. A consulta aos documentos é feita exclusivamente no local e os vídeos só saem para as aulas dos professores no Departamento de Antropologia.

Abaixo, você confere alguns vídeos disponíveis na página do LISA no Vimeo.

0 comentários :

Postar um comentário