Banner 468 x 60px

 

28 de novembro de 2013

Produções científicas do Smithsonian Institution disponíveis online

0 comentários
Da esq. p/ dir.: Betty Meggers, Emilio Estrada e Clifford Evans. Década de 1950.

O Smithsonian Institution, um dos maiores centros educacionais e de pesquisas científicas do mundo, disponibiliza em seu site um repositório digital com grande parte de suas publicações.

Ao longo dos seus 160 anos de existência, o Instituto promoveu pesquisas nos mais diversos temas e em vários paises, incluindo os trabalhos arqueológicos de Betty Meggers e Clifford Evans na América do Sul.

Abaixo você confere alguns dos livros publicados pelo casal estadunidense entre as décadas de 1950 e 1960. Todos os arquivos podem ser baixados gratuitamente no formato PDF.

Betty J. Meggers e Clifford Evans (1957) - Archeological investigations at the mouth of the Amazon

Betty J. Meggers e Clifford Evans (1960) - Archeological investigations in British Guiana, South America

Betty J. Meggers, Clifford Evans e Emilio Estrada (1964) - The Jambelm Culture of South Coastal Ecuador

Betty J. Meggers, Clifford Evans e Emilio Estrada (1965) - Early Formative Period of Coastal Ecuador: The Valdivia and Machalilla Phases

Clifford Evans e Betty J. Meggers (1968) - Archaeological Investigations on the Rio Napo, Eastern Ecuador

O Smithsonian Institution



O químico e mineralogista britânico James Smithson (1765-1829), antes de morrer, deixou em seu testamento que toda a sua fortuna de 104.960 ouro soberano (em torno de 500.000 dólares na época) deveria ficar para o seu sobrinho Henry James Hungerford. Caso ele não deixasse nenhum descedente, a sua herança deveria ser doada ao governo dos Estados Unidos para a fundação de um instituto educacional chamado Smithsonian Institution, cujo objetivo deveria "aumentar e difundir o conhecimento".

Com a morte de Hungerford em 1835, solteiro e sem descendentes, o governo estadunidense começou o processo interno de tramitação da herança e o seu destino conforme a vontade de Smithson. Porém, somente em 10 de Agosto 1846, o presidente James K. Polk assinou a legislação que estabelecia o Smithsonian Institution como um truste instrumentalizado dos Estados Unidos e legalmente como membro dos órgãos governamentais.

Atualmente o Instituto, sediado em Washington D.C., conta com um núcleo de 19 museus, 9 centros de pesquisas e um zoológico. Outras centrais estão localizadas no Arizona, Maryland, cidade de Nova York, Virginia, Panamá e outros locais, além de 168 museus que possuem filiações com o Instituto. Tudo isso é mantido através da própria instituição, contribuições particulares e empresariais, anuidade dos membros, apoio do governo e das concessões e licenças da receita pública [1].

Fonte: Wikipedia

0 comentários :

Postar um comentário