Banner 468 x 60px

 

9 de outubro de 2013

I Seminário de Arqueologia em Rolim de Moura/RO - Afotorm

0 comentários
Nos dia 01 e 02 de outubro no auditório da Faculdade São Paulo (FSP) foi realizado o primeiro seminário de arqueologia de Rolim de Moura organizado pela Scientia Consultoria Científica Ltda, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, com o tema ARQUEOLOGIA EM ROLIM DE MOURA. O seminário tem o objetivo dar início às atividades de Educação Patrimonial no município de Rolim de Moura. Já que trata-se de uma região em que "afloram" vestígios arqueológicos. 

O seminário pretende: reforçar a legislação sobre a proteção do patrimônio arqueológico; levar informações sobre as pesquisas realizadas localmente e como elas se inserem nos estudos de arqueologia da Amazônia/Brasileira. Também fomentar atitudes de proteção desse patrimônio. Ao final, elaboração de proposta e ações.

A palestra de abertura foi ministrada pela Dra. Juliana RossatoSanti com tema: "Arqueologia Amazônica e Regional". A professora Dra. Juliana é graduada em História, Licenciatura Plena (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM), Especialização em História do Brasil (UFSM), Mestrado em Integração Latino Americana (UFSM) e Doutorado em Arqueologia (MAE-USP). Trabalhou durante três anos e meio para Scientia Consultoria Científica, como coordenadora de campo e atualmente é Professora do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Com o tema "Arqueologia junto ao licenciamento ambiental das Linhas de Transmissão em 600 Kv Porto Velho/RO-Araraquara/SP" o palestrante foi o Mestre Daniel Fernandes Moreira. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Porto Velho/RO, aluno especial no curso de Pós-Graduação em Arqueologia (MAE-USP) e Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Possui experiências em escavações e prospecções arqueológicas no Brasil, Chile e Peru, além de desenvolvimento de trabalhos de Educação Patrimonial junto ao Governo do Estado de Minas Gerais-Lei Estadual de Incentivo a Cultura ICMS. Pesquisador do grupo HISTEDBR-História, Sociedade e Educação no Brasil da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente desenvolve pesquisa na Amazônia Ocidental Brasileira. 

"Legislação Sobre Proteção Patrimonial" foi o tema da palestra da Senhora Patrícia da Silva Hackbart. Patrícia possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco/RJ. Foi bolsista CNPq pelo Instituto Anchietano de Pesquisas (UNISINOS). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, e em Educação nas áreas de História, Geografia, Sociologia e Educação Patrimonial. Mestranda em Arqueologia (MAE/USP).


Oficinas com o trabalho em grupo com o tema – "Cultura material" leituras e interpretações – Coordenadas pela equipe de educação patrimonial da Scientia, com as Senhoras Patrícia da Silva Hackbart., Augusta Gonçalves Amengual e Morgania Ferreira Rodrigues.

Augusta é Graduada em História (Bacharel/Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Experiência na área de Educação, Educação Patrimonial, História e Arqueologia. 

Morgania possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Patrimonial e Educação em Paleontologia.

Encerrando o primeiro dia com o momento para planejamento de ações, onde a elaboração de um documento foi discutida.

No inicio dos trabalhos do segundo dia tivemos a apresentação de um vídeo - Josh Bernstein - Em busca da Verdade: Cidades Perdidas da Amazônia.

E duas palestras, ambas ministradas pelo Sr. Joaquim Cunha da Silva com os temas:

"Georreferenciando Geoglifos Antropomorfos, Zoomorfos de Eldorado Paititi, Reino GranMoxos" e "Georreferenciando Geoglifos do Tipo Valetas Defensivas de Nova Brasilândia do Oeste"

Em seguida os participantes puderam tirar duvidas com a formação de uma mesa redonda com o Tema "Patrimônio" coma participação do Dr. Joaquim Cunha, Prof. Roseline Mezacasa (Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia)e o Sr. Francisco Da SEDAM (Chico Natureza)

A ultima parte do seminário foi uma visita a Estância 4 Corações na linha196 de propriedade do Sr. José Pereira Da Silva, local de um sitio arqueológico, tendo uma grande área de "terra preta", muitos cacos de cerâmicas e uma oficina lítica com amoladores côncavos e Convexos.

Fonte: Afotorm

0 comentários :

Postar um comentário