Banner 468 x 60px

 

22 de outubro de 2013

Ciclo de Palestras sobre a história do Museu Goeldi - MPEG

0 comentários
Evento divulga as pesquisas realizadas na área da documentação do Museu Goeldi
Agência Museu Goeldi – Área responsável pelo tratamento, armazenamento, preservação e  acesso à informação sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Museu Goeldi e sobre a Amazônia, a Coordenação de Informação e Documentação (CID) promove o I Ciclo de Palestras sobre a História do Museu. O evento terá como foco as pesquisas desenvolvidas por bolsistas e ex - bolsistas que se dedicam ao estudo da história institucional.

A programação inicia na terça-feira, dia 22, com a palestra “A escrita da história do Museu Goeldi no início do século XXI”, ministrada por Geraldo Neto, mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Nela, o público conhecerá a produção mais recente da instituição.



Anna Raquel de Matos Castro, historiadora, especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial pela UFPA, é outra das palestrantes e falará sobre “O Museu Paraense e a Propaganda do Estado do Pará nas Exposições Internacionais do início do século XX”. O trabalho analisa como o MPEG serviu de peça fundamental para a propaganda política do estado, levando em consideração que levava amostras das riquezas naturais da região a diversos países e servia de articulador nas relações comerciais, divulgando o dito progresso e desenvolvimento da Amazônia, além das indústrias do local.

A programação da tarde começa às 14 horas com a palestra “A produção científica do Museu Paraense Emílio Goeldi e a gestão de Carlos Estevão de Oliveira (1930-1945)”, realizada pela historiadora e mestre em Educação pela UFPA, Rafaela Paiva Costa. A educadora falará do período de gestão do pernambucano Carlos Estevão de Oliveira enquanto diretor do Museu e a relação que ele mantinha com o pesquisador e etnólogo Curt Nimuendajú. Analisa, assim, como os cientistas ligados ao MPEG podem ser vistos como “intérpretes” da Amazônia.

A última palestra do dia é “Entre a Amazônia e Washington: a trajetória do arqueólogo Mário Ferreira Simões no Museu Paraense Emílio Goeldi”, ministrada pelo historiador e mestre em História Social pela UFPA Helder Bruno Palheta Angelo. O tema da palestra é a história das pesquisas arqueológicas promovidas pelo Museu Goeldi, principalmente sobre a atuação do carioca Mário Ferreira Simões, que, a partir de 1962, esteve à frente do Setor de Arqueologia da instituição, sendo responsável pela organização e modernização de sua infraestrutura.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do e-mail andreadeassis@museu-goeldi.br. As vagas são limitadas e haverá entrega de certificados ao final do evento.

Serviço
A Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promoverá o I Ciclo de Palestras sobre a história do Museu no dia 22 de outubro, terça-feira, no Campus de Pesquisa. O Ciclo de Palestras é voltado para estudantes e pesquisadores de História, Arqueologia, Museologia e Biblioteconomia. O evento acontece no Salão de Leitura da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna/CID, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme), no horário de 9 às 12h e das 14 às 17h.

Texto: Alice Martins Morais
Edição: Lilian Bayma

Fonte: Museu Goeldi

0 comentários :

Postar um comentário