Banner 468 x 60px

 

16 de agosto de 2013

Livro sobre arte rupestre na Amazônia é lançado em Belém - G1/PA

0 comentários
Obra faz estudo sobre pinturas e gravuras rupestres na região amazônica. Lançamento aconteceu no dia 14/08, na Escola de Aplicação da UFPA.

Foto: Divulgação
O livro "O que é Arte Rupestre da Amazônia" foi lançado nesta quarta-feira (14),  às 19h45, no auditório do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA (EA-UFPA), em Belém. A autoria da obra é de Devison Amorim do Nascimento, técnico em assuntos educacionais na escola.

A obra faz um estudo sobre as pinturas e gravuras rupestres existentes na região amazônica e pretende esclarecer aos leitores as questões básicas que envolvem a investigação do tema, como a história da pesquisa científica sobre a arte rupestre na Amazônia, os prováveis autores dos registros rupestres, as características e as interpretações do tema, entre outras questões.

“Embora o tema arte rupestre seja bastante conhecido, tal amplitude está restrita aos registros de outros continentes e, no Brasil, aos registros existentes em outras regiões. Assim, a Amazônia precisa estudar e divulgar sua arte rupestre, de maneira mais eficaz, como forma de possibilitar o entendimento e a proteção de registros que poderão, futuramente, se constituir em 'peça' fundamental na reconstituição de sua ocupação histórica”, afirma o autor.


Desenvolvido no decorrer de três anos, o livro foi publicado pela Editora Conhecimento e Ciência, com apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), e fortalece a disseminação de conhecimentos sobre a arte rupestre da Amazônia, já que os referenciais científicos são escassos, tanto no formato impresso quanto no formato online.

Fonte: G1/PA

0 comentários :

Postar um comentário