Banner 468 x 60px

 

16 de agosto de 2013

Correios lançam selo em homenagem à arte rupestre - Portal Brasil/Blog dos Correios

0 comentários
“A história contada na pedra” deu início às comemorações do aniversário do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi



Os Correios lançaram nessa terça-feira (13) um novo selo que divulga a arte rupestre. O selo faz parte das comemorações do aniversário do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, nesta quinta-feira (15). O selo é uma emissão especial que reconhece a importância dos registros de populações antigas na região amazônica ao mesmo tempo em que divulga a arte rupestre de Monte Alegre (PA). Com tiragem de 540 mil exemplares, circulará em diversas cidades amazônicas, além de Belém, Boa Vista e Manaus. 

“Assim como as pinturas rupestres, o selo conta a história de um lugar”, disse a arqueóloga Edithe Pereira, coordenadora do projeto do Mpeg “Arte rupestre de Monte Alegre – difusão e memória do patrimônio arqueológico” e autora do livro "Arte rupestre de Monte Alegre, Pará, Amazônia".

A tiragem é de 540 mil unidades, com valor unitário de R$ 1,20. As peças podem ser adquiridas pela loja virtual, pela Agência de Vendas à distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios.
 

O artista
A estampa é do arquiteto e aquarelista Mário Baratta. Segundo ele, foram feitas duas opções para o selo: uma só com desenhos rupestres e outra com paisagem e desenho rupestre. A segunda opção foi a escolhida, por causar mais impacto pela beleza construída entre os dois elementos.

Baratta usou a técnica de lápis grafite aquarelável para representar o paredão da Serra da Lua e a técnica de aquarela para as pinturas rupestres.


ECT

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663. Em março de 1969, foi criada a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. A estatal é a responsável pelos serviços postais de todo o País. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, destaca-se o serviço de encomendas expressas, o Sedex.

0 comentários :

Postar um comentário