Banner 468 x 60px

 

3 de maio de 2013

Projeto de extensão realizado em Manaus é tema de palestra no IPHAN-PA - IPHAN

0 comentários

No próximo dia 07 de maio o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (IPHAN-PA) promove a sexto evento do ciclo de palestras Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio. A temática do encontro será De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas, projeto de extensão desenvolvido na disciplina de Técnicas Retrospectivas e Patrimônio Cultural, ministrada pela professora mestre Taise Costa de Farias, para o 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nilton Lins, em Manaus.

Iniciado em setembro de 2008, o projeto então denominado “Ampliando Horizontes: alongando o olhar sobre o patrimônio cultural da Amazônia”, tem como objetivo ampliar o horizonte da disciplina de Técnicas Retrospectivas e Patrimônio Cultural por meio de uma viagem de estudos a Belém do Pará, com visitas técnicas aos principais monumentos restaurados, museus e centros de patrimônio cultural.

A Professora Taise Farias é de Salvador, arquiteta formada na UFPB e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2011), na linha de pesquisa Projeto e Memória. É membro do Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades (LECCUR), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail andre.andrade@iphan.gov.br, enviando nome completo, área de formação e instituição. Será entregue certificado.

Ciclo de Palestras Conversa Pai D’égua

O objetivo é discutir e esclarecer diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar de forma qualificada esses assuntos. Já foram realizadas quatro palestras abordando os temas “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais” e “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011”.

Serviço:
Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio

De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas 
Profª. Msc. Taise Farias, da Universidade Nilton Lins de Manaus/AM
Data: 07 de maio de 2013, de 15h às 18h
Local: Auditório do IPHAN 
Rua Gov. José Malcher, esquina com Benjamim Constant - Belém-PA




0 comentários :

Postar um comentário