Banner 468 x 60px

 

13 de maio de 2013

II Semana de Arqueologia: Arqueologia das Terras Amazônicas - UNIR

0 comentários
A grande diversidade geográfica, biológica e cultural que a região amazônica apresenta é fator determinante para a realização de grandes pesquisas de diversas áreas das ciências, dentre elas a Arqueologia. Ela apresenta um território com um vasto Patrimônio Arqueológico, com grande importância histórica e cultural, e considerando a escassez de discussões sobre as pesquisas realizadas nessa área, a II Semana Acadêmica de Arqueologia vem colocar em pauta um debate sobre arqueologia da Amazônia, objetivando um melhor repasse de informações, assim como de entendimento do contexto ocupacional e comportamental das sociedades pretéritas que habitaram a região.

Atualmente a demanda por pesquisas arqueológicas na região cresceu principalmente em decorrência da realização de diversos empreendimentos que causam impacto ambiental, porém o número de debates e divulgação dos resultados das pesquisas está longe de acompanhar esse ritmo de crescimento.

Considerando que é papel da Universidade propor formas de sanar as necessidades dos segmentos sociais, este projeto de semana acadêmica se mostra como de grande importância para contribuir com o debate acadêmico, profissional e social, além de sua relevância na divulgação sobre as diversas formas de expressão cultural das sociedades amazônicas pré-coloniais, que são apresentadas na forma da cultura material/ patrimônio arqueológico, objeto de pesquisa da Arqueologia.

Ainda se deve considerar a importância deste projeto devido o interesse que a população tem demonstrado pelo patrimônio arqueológico através de discussões sobre a destruição dos petróglifos do rio Madeira e da preocupação com a atual situação Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Vê-se o interesse da população em proteger o patrimônio cultural, porém nem mesmo a Universidade tem dado subsídio para aumentar esse debate. É a partir deste projeto de Semana Acadêmica de Arqueologia que visamos juntar em uma só atividade o ensino, a pesquisa e a extensão como uma forma de possibilitar o maior contato entre os diversos conhecimentos desenvolvidos por estudantes, grupos de pesquisa, professores e sociedade civil no âmbito da área de Arqueologia e da proteção do patrimônio.

II Semana de Arqueologia: Arqueologia das Terras Amazônicas

Dias: 24 - 28 de Junho de 2013
Local: UNIR (Campus e Centro)

0 comentários :

Postar um comentário