Banner 468 x 60px

 

20 de fevereiro de 2013

Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá levará educação patrimonial a escolas - Agência Amapá

0 comentários
No próximo mês, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE-AP), reinicia as atividades do Projeto Museu na Escola. A programação atenderá cerca de 20 instituições das redes municipal, estadual e particular de ensino. A iniciativa ocorre desde 2012 e visa expandir, através da educação patrimonial, a importância da história arqueológica e etnológica do Estado.
A programação consiste na visita técnica em duas escolas a cada mês. As primeiras instituições a receberem o projeto do MAE-AP serão as escolas particulares Conexão Aquarela e Santa Bartolomea Capitânio. De acordo com o gerente do Museu, Adervan Dias, a ideia é oportunizar e incentivar alunos a conhecerem a história do Amapá através do acervo composto de pesquisas e achados arqueológicos e etnográficos disponíveis no Museu.
"Os técnicos visitam a escola e passam um dia com os alunos, realizando palestras, exibindo vídeos sobre sítios arqueológicos, apresentando documentos e réplicas. Nós não queremos que o aluno fique apenas na observação, mas que adquira as informações necessárias sobre a nossa história", ressaltou o gerente Adervan Dias, informando que as atividades iniciam na primeira semana de março.
Exposições
Criado em 2007, o Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá atua com pesquisas, restaurações e difusão da importância do patrimônio arqueólogico e etnológico, através da educação patrimonial. Este ano o espaço está sendo reorganizado e conta com exposição provisória etnológica dos povos indígenas Wajãpi, cujo acervo faz parte do Museu Kuahí, no município de Oiapoque.
Atualmente, a exposição autoexplicativa apresenta ao visitantes toda a história do povo Wajãpi, convivência, tecelagem, pinturas corporais e artesanato.
A novidade para este ano é a parceria entre Governo do Estado e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), que deverá trazer ao Amapá uma nova exposição. Os diálogos estão avançados e um técnico estará visitando a capital para conhecer o espaço.
Serviço
O Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Instituições interessadas em agendar visitas ou conhecer o projeto Museu na Escola podem entrar em contato através do número 3223 5441.

0 comentários :

Postar um comentário