Banner 468 x 60px

 

23 de janeiro de 2013

Arqueólogo desfralda acervo histórico do Iepa - Diário do Amapá

0 comentários
Foto: Diário do Amapá

Autor do mais importante livro sobre Arqueologia no país, o pesquisador André Pierre Prous Poirier chegou a Macapá no último dia 17 para conhecer o acervo arqueológico sob a guarda do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Iepa nos últimos anos atraíram a atenção de Poirier, que está atuando na reedição de "Arqueologia Brasileira", uma obra essencial para qualquer biblioteca sobre o tema. Nas edições anteriores, as pesquisas no Amapá tiveram pouco destaque, e seu esforço é dar maior visibilidade aos resultados alcançados nos últimos anos para oferecer um conteúdo mais completo aos seus leitores.

Durante sua permanência no Amapá, o arqueólogo teve a oportunidade de conhecer alguns sítios arqueológicos, acompanhado por pesquisadores do Iepa. Ele visitou os megalíticos de Calçoene e as gravuras rupestres da Pedra do Índio, no município de Ferreira Gomes. Os dois sítios já vão compor o material para a nova edição do livro.

Aproveitando a ilustre visita de André Poirier, o Núcleo de Pesquisa Arqueológica organizou uma sessão de palestras voltadas a pesquisadores, técnicos e bolsistas que trabalham com Arqueologia no Estado. O ciclo de debates teve início na segunda-feira, 21, e contou com a presença de colaboradores do Iepa, do Iphan, do Museu de Arqueologia e Etnologia e de acadêmicos do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap).



Fonte: Diário do Amapá

0 comentários :

Postar um comentário