Banner 468 x 60px

 

8 de dezembro de 2012

Museu Goeldi abre exposição de arte rupestre em Monte Alegre, PA - G1.com

0 comentários

O Museu Emílio Goeldi (MPEG) realiza uma extensa programação cultural de 13 de dezembro deste ano a 15 de março de 2013, no município Monte Alegre, no oeste paraense. O evento inclui ciclo de debates, oficina, lançamento de livros e de um vídeo-documentário. O museu também apresenta ao público os resultados das pesquisas realizadas por arqueólogos na região, além de oferecer atividades relacionadas à educação patrimonial.
Os eventos serão realizados no Salão Nobre da Escola Imaculada Conceição, localizado na Cidade Alta, em Monte Alegre. No dia 13 de dezembro, o museu abre a exposição “Visões”, que tem por objetivo mostrar a arte rupestre no município.
Segundo a coordenadora das pesquisas realizadas no município, a arqueóloga do Museu Goeldi, Edithe Pereira, a preservação do patrimônio é sempre um desafio. “A arte, a criatividade e a diversidade de meios são algumas das formas mais eficientes para esclarecer e sensibilizar a população-guardiã dessa herança milenar”, conta.
Ainda segundo a Edithe, a interação com a comunidade do local é importante para a própria comunidade, onde sítios arqueológicos são identificados. “Os aspectos estratégicos para evitar a destruição do patrimônio deixado pelos nossos antepassados é uma maneira de promover a educação patrimonial”, revela.
Para o historiador Arenildo Silva, a divulgação da importância do patrimônio tem um componente de treinamento de estudantes e professores dos mais relevantes para a divulgação. Silva e a arquiteta Mariana Sampaio afirmam que vão atuar como mediadores para receber os visitantes da exposição e, em ações futuras, vão falar sobre a experiência.
"A intenção é despertar nos moradores da região, particularmente nos jovens, o respeito e a preservação do patrimônio local, através de ações que envolvem o fazer, o olhar e a percepção visual”, finaliza Arenildo.
É com uma oficina que encerram as atividades de dezembro em Monte Alegre, ministrada pelo arquiteto e aquarelista Mario Baratta, a oficina "Olhar, perceber, conservar o meio", marcada para o dia 15 de dezembro, às 8h.
Projeto
As visitações são resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido por uma equipe de arqueólogos do Museu Goeldi, sob a coordenação da dra. Edithe Pereira. Os estudos são a base dos produtos elaborados para o projeto “Arte Rupestre de Monte Alegre: Difusão e memória do patrimônio arqueológico”.

Lançamentos
Durante a programação, serão lançados os livros "Arte rupestre de Monte Alegre", de Edithe Pereira; e o título infantil "Itaí – a carinha Pintada", de Juraci Siqueira e Mario Baratta. Há também a apresentação de vídeo-documentário “Imagens de Gurupatuba”, com direção de Fernando Segtowick, e do hotsite do projeto.

Serviço:
A exposição é aberta ao público dia 14 de dezembro, sempre de segunda a sexta-feira, de 9 as 12h e de 15 as 18h. Os visitantes podem conferir a mostra até o dia 15 de março de 2013. A entrada é gratuita.

Fonte: G1 PA

0 comentários :

Postar um comentário